segunda-feira, 14 de março de 2011

AJUDA OS ANIMAIS DE SÃO LOURENÇO/RS

Relatos da amiga Katya Leitzke.

"A difícil situação de São Lourenço, animais e pessoas, muitos desabrigados, sem água ou comida... há muita comida estragada, inclusive rações... Falta energia, racionamento de água. Há árvores derrubadas pelo vento, estradas arruinadas.... Na cidade, a situação é desesperadora. Dos quase 50.000 habitantes, quase 1/3 foram atingidos e estão desabrigados e perderam tudo! Tudo mesmo.

Muita gente sentada nas calçadas, enroladas em toalhas, sem ter pra onde ir ou o que comer, pois os abrigos improvisados (igrejas, galpões, associações) estão lotados. Os dois supermercados da cidade ficaram em baixo d'água. Não foram só as casas da beira do rio que foram completamente arrasadas, mas boa parte do resto da cidade, sem distinção de classe social. Famílias e estabelecimentos comerciais, a grande maioria deles sem seguro.

Há famílias inteiras desaparecidas, outras permaneceram em cima das casas e lajes por quase 48h, na chuva constante, pois o resgate só pode ser feito por helicóptero individualmente, o que leva muito tempo.

A praia não existe mais, ruas viraram crateras, árvores derrubadas, casas viradas, e a população sem nada, só com a roupa do corpo, vagando pelas ruas esperando a água baixar pra constatar que não sobrou nada e começara a limpar o que sobrou das casas. Muitas delas simplesmente sumiram do mapa. Muita gente de idade avançada. Muita gente com crianças pequenas no colo. Eu nunca tinha presenciado nada igual. Da vontade de sentar e chorar. Não se sabe pra que lado ir, quem ajudar primeiro. Muitos animais vagando perdidos e assustados, muitos mesmo!

As ajudas são necessárias de todas as formas, por isso, estamos recolhendo donativos de quem quiser colaborar. A cidade vai levar muito tempo para se recuperar, pois parte do comércio foi arrasada, os barcos pesqueiros foram avariados ou sumiram, o camping e a praia estão destruídos, bem como alguns hotéis, pousadas e restaurantes na beira da lagoa.

Você que acompanhou a tragédia no Rio e pensou que ajudaria mais se estivesse mais perto, pode ajudar agora! Estamos em Porto Alegre agora e vamos recolher donativos durante a semana, para levar na próxima sexta feira.

NOTA MINHA: soube que roupas já está sendo bastante arrecadado em Rio Grande, sapatos também. Sejamos corretos: nada de mandar roupas de festas e saltos altos, só para livrar o armário, não é isso que o pessoal precisa!!
O que é necessário:
Água potável
Alimentos não perecíveis.
Leite em pó e de caixinha.
Roupa de cama, mesa e banho.
Cobertores
Colchões
Travesseiros
Artigos de higiene (papel higiênico, sabonete, pasta de dente, absorvente higiênico, escova de cabelo e de dentes, fraldas de nenê, etc).
Artigos de limpeza (sabão em pó, clorofina, desinfetante, panos de chão, vassouras, baldes, etc).
Utensílios de casa (talheres, pratos, copos, baldes, bancos, eletrodomésticos, etc)
Ração para Cães e gatos (adultos e filhotes)
Remédios veterinários dentro da validade;
Potes, jornais e correntes para resgate dos animais.

Onde entregar:
Estou disponibilizando a garagem do meu apto para recolhimento das doações até sexta feira, quando retornaremos. O endereço é:
Rua Jari, 619 - Porto Alegre. Falar com Jeferson portaria.

Agradeço a paciência em ler tamanho relato e, em nome das pessoas que perderam tudo, agradeço as ajudas. Abraços, Katya Leitzke" - kleitzke@uol.com.br

Lembrete meu: por pior e mais triste que seja a situação das pessoas, há quem tem família e se ajudam mutuamente. As prefeituras e o governo do estado se mobilizam para liberar fundos de reconstrução e ajuda financeira. Existe SUS e atendimento gratuito para as pessoas. Sim, a situação é muito triste, mas lembremos: não existe atendimento veterinário gratuito ofertado pelo estado aos animais. Não existe repasse de verbas para alimentação dos animais, nem atendimento, nem para abrigos. Nem abrigos para colocá-los por lá, está na mão de poucas pessoas, iguais a nós, dipsor de um cantinho para recolher e ajudar tantos!! Existe muita gente ajudando pessoas e pouca gente ajudando animais. Não sejamos especistas: todos precisam de auxílio, eu particularmente faço minha parte pelos mais inocentes.

Nenhum comentário: