terça-feira, 5 de abril de 2011

TOXOPLASMOSE E O GATO: DE VILÃO A VÍTIMA

A toxoplasmose ocorre em animais domésticos e de produção, incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, cães, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres. A contaminação no homem acontece principalmente devido ao consumo de leite em natura (sem pasteurização) fundamentalmente de cabra e de vaca, carne de coelho, carne crua ou mal cozida, de boi e principalmente de suíno, salsichas, lingüiças que não são fiscalizadas ( feitas artesanalmente) , água contaminada em lugares onde não há saneamento básico, areias e terras contaminadas com fezes de animais doentes.

O gato está relacionado com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença. Ele ingere os cistos que estão nos tecidos dos ratos, lagartixas, pássaros e baratas, e passa a eliminar nas fezes os ovos (oocistos). Estes ovos tem que esporular no meio ambiente antes de se tornarem infectantes; este processo demora de 1 a 5 dias após a excreção, dependendo da temperatura e umidade do meio ambiente. Após terem se infectado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais oocistos, o que pode durar até 6 anos.

Acredita-se que só 1% da população felina esteja eliminando oocistos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários é mínima ou inexistente. A manipulação dos mesmos é segura, porque mesmo que o gato esteja no período de eliminação dos cistos (que dura apenas quinze dias e ocorre apenas uma vez na vida do gato), eles não estarão em sua forma esporulada, ou seja, contaminante. Isso porque é preciso pelo menos 24 horas para que isso aconteça e na dependência também da temperatura e da umidade do ambiente.

Felinos domésticos possuem hábitos de higiene muito desenvolvidos, não ficando em contato com suas próprias fezes e limpando-se boa parte do tempo. Gestantes e pessoas com a imunidade baixa (AIDS) devem ter cuidado com a alimentação (não comer carne crua, cozinhar pelo menos a 670 C), pedir para outra pessoa limpar a caixa de areia do gato diariamente ou em último caso usar luvas. Ao mexer com terra o uso de luvas também é indispensável. Após manipular carnes cruas deve-se lavar bem - com água e sabão - a pia, a tábua de carne e demais utensílios.
De modo geral as recomendações preventivas são:


1- Medidas de higiene, como lavar a mão antes das refeições .
2- Evitar que o seu gato alimente-se fora de casa
3- Alimenta-lo preferencialmente com ração
4- Manter o controle sobre ratos, moscas e baratas
5- Não ingerir carne crua ou mau passada , cozinhar pelo menos a 670 C. (torna-te veg!)
6- Não ingerir leite em natura (sem pasteurização) .
7- Lavar muito bem as verduras

Assim sendo, a divulgação de informações de forma equivocada, além de ser prejudicial aos gatos, também faz com que a omissão na informação da transmissão por meio da alimentação, por alimentos como leite em natura (sem pasteurização) , verduras e carnes mal passadas contaminadas, que são as principais vias de transmissão, resultam em um grande erro no ponto de vista sanitário e de saúde pública, pois nega à população uma importante informação para a prevenção da contaminação. Desta forma, o preconceito sempre estará acima da verdade e informação. Portanto, acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem toxoplasmose.

Um comentário:

Gata Lili disse...

pois é. esperamos que a Rede Globo se retrate. eu também escrevi dois posts sobre o assunto: http://bit.ly/h1QT6Q - http://bit.ly/icK55o

E tá rolando sorteio de um kit de beleza felina lá no blog. participe: http://migre.me/4clQ0 E boa sorte!