domingo, 10 de maio de 2009

Faleceu e deixou órfãos!!

Uma senhora aqui do bairro São João (Porto Alegre/RS), D. Maria, faleceu sábado, dia 25/04. Como muitos carentes de tudo e inclusive de afeto, D. Maria deveria estar doente, e com certeza, tornou-se uma colecionadora. Mantinha vários animais consigo, e gastava tudo o que tinha com eles (era cartomante), inclusive são todos castrados e vacinados. Não restaram familiares, somente uma senhora bem velhinha que ela abrigava, e que está sendo levada para um asilo. O local é bem pobre. As pessoas só sabem se livrar: "deixa lá no pátio daquela velha, ela cuida, ela gosta..." Gente! Quem tem bicho sabe! Alimentar e cuidar bem de 1 bicho dá muita despesa. Imagina pessoa sem recursos. Sabe qual é o resultado dessa loucura, que eu nem conhecia, mesmo sendo relativamente perto de onde moro? 50 gatos e 5 cães órfãos!!

Apenas 1 cão foi doado e uns 4 gatos, por vizinhos. Restam 4 cães e quase 50 gatos no local, que estão sob ameaças. Um dos cães tem tipo sarna no corpo, só na parte traseira, o Negrão, e os vizinhos pensam em sacrificar, pois seria "menos um"... Não deixei e não será feito, não tem nada grave que justifique. Outro é brabo apenas com o Negrão, não podem ficar juntos, daí uiva e chora sozinho lá atrás... Sob protestos e ameaças de vizinhos. É lindo, tipo um São Bernardo com menos pelo, falaram algo tipo pastor belga. Chama-se Príncipe. Depois tem uma pastora belga mestiça, a Porcina, tímida e medrosa, mas lindona e uma fox/basset gorducha, a Catucha, que dá a patinha... Mesmo os de porte grande se dão muito bem com gatos.

A situação é a seguinte: o terreno tem duas casas - a dos fundos, onde a Maria viva com os animais e esta senhora velhinha, sem nada pagar. Na frente, uma casa locada por duas senhoras que não pagam aluguel há tempos, e receberam, nesta segunda, a terceira e última intimação de despejo. Elas tem até o dia 15/05 (semana que vem!!!) para sair de lá, e parece que já arranjaram local para ir, e tentarão levar uns 15 destes gatos que eram "delas" (mas que, sinceramente, também não têm condições de manter, e ainda precisam saber se o dono da nova casa vai permitir). Bem, restariam ainda uns 30 felinos e os 4 cães, pois daí, indo a senhora velhinha para um asilo da prefeitura, não há mais ninguém por eles, que vivem dentro de casa e não sabem se virar... A proprietária do terreno já ameaçou dar um jeito nos animais, e nada podemos fazer antes de uma ação crime acontecer. Não há como denunciar um crime futuro... E nem quero esperar por isso.

Mas amigos, não sei o que fazer... estou com vários casos meus, nem poderia me envolver, mas eles não tem ninguém!! Consegui 4 pessoas até agora que abrigarão 1 gatinho cada uma. Outra amiga ia tentar conseguir um espaço para dois dos cães. Mas preciso de mais gente. Por favor, abram um espacinho nos corações de vcs por algum destes bichanos! Eu prometo conversar com São Chico pessoalmente e garantir a entrada no céu destas pesssoas, deixarei o nome na porta. Não estou pedindo pelos meus hoje, mas por esses lindos e carentes animais que cruzei o olhar hoje! São todos muito mansos e lindos, olhem apenas algumas das fotos aqui embaixo. Fora os meus casos, ainda tenho o caso do Moinho para ajudar, são 15 gatos adultos e 4 filhotes, mas hoje, especialmente, peço por estes órfãos, pois será muito fácil fazer uma maldade com eles, assim mansos, já que vivem dentro da casa e se chegam em qualquer um, pedindo carinho e colo...

COMO AJUDAR:
- Qualquer pessoa solidária e disposta a ir junto no local, que seja para abrigar 1 destes até adoção, ou mesmo adotar!
- Contatos quentes de mídia, alguém que pudesse fazer uma reportagem no local, para mobilizar mais adotantes por amor, que não precisem escolher muito!
- Ração de gatos e de cães (estão comendo feijão e arroz, praticamente!)
- Pessoas que possam assumir e patrocinar hospedagem em clínica veterinária até a adoção de algum.
- Alguém que tenha um espaço, um quarto, sítio, para levar alguns e irmos doando aos poucos, mas sempre doando, pois nunca quis - e nem quero, manter animais em abrigos (existem alguns pagos, com diárias), pois sei que esta não é uma solução, acho que é mais um problema acumulado... É muito animal, passa-se o dia limpando e atendendo, perde-se a nossa vida e não tem nem como trabalhar para sustentá-los... Os abrigos hoje dependem da nossa caridade e de doações, animais passam fome e adoecem, não podemos lotar os abrigos de protetores que já passam muito trabalho hoje, porque um dia quiseram fazer algo bom, e ficaram sozinhos nesta...
Não sei mais o que dizer... Pensem bem em tantos casos semelhantes, não podemos permitir que pessoas juntem tantos animais, o resultado é esse...
Contatos para adoção ou ajuda: thianenunes@gmail.com
Thiane - (51) 9911-0696
Camila - (51) 9117-0665
Liane (vizinha no local, tem a chave e está ajudando a senhora velhinha que ainda está lá e limpando e alimentando os animais...) - (51) 9247-7565

6 comentários:

Unknown disse...

eu sou de ribeirao preto sao paulo! eu me apaixonei pelo gatinho que esta em cima da maquina de lavar! uma vez vi uma pessoa mandando animais por voo, no caso, e o que daria certo pra eu adotar ele! me fala se da certo q eu vo atras de ver como fazer isso! meu nome e carla e meu email e carla_watanabe@hotmail.com
obrigada

Anônimo disse...

Tenta falar c/ a reportagem do Balanço Geral da Record. Acho que eles fariam uma matéria, até porque estão ameaçando os bichos, e é um programa que gosta de drama, polêmica... Enfim, vai ser por uma boa causa.

fernanda disse...

Estou bastante tocada com a situação...Amo os animais e sempre procuro ajudá-los.
Pena que moro no RN :(
Adoraria poder ajudar adotando alguns desses gatinhos.

Maria Lecticia disse...

eu sou de Recife, PE. E gostaria de saber como faço para adotar um filhote? Voce conseguiu enviar o gato para Carla em Ribeirao? Meu email é letmota@hotmail.com. Aguardo notícias. Obrigada!

Clodoaldo disse...

Olá, primeiramente gostaria de parabenizala pela coragem e amo aos animais, muito obrigado. Eu moro em Mogi Guaçu, região de Campinas-SP., gostaria de saber mais sobre a gata branca com olhos coloridos da 1ª foto. Estou na mesma situação da Carla de Ribeirão Preto. Muito obrigado e mais uma vez parabens.

Matka Kočka disse...

Oi! Cfme retorner para a Carla e para a Le, por email, posto aqui as informações para o Clofoaldo também!

Bem, os custos de envio e procedimentos não tenho condições de arcar, a não ser que o adotante banque, terias que se informar dos procedimentos em empresas aéreas. Os gatos teriam que ter atestado médico e carteira de vacinação, consulta paga, ets.

Eu teria que fazer tudo isso aqui, e comprar caixa de transporte. O adotante teria que pagar isso tudo, acho que talvez não seja vantagem. Para mim seria ótimo, preciso mesmo doá-los, mas acho que os custos de envio talvez não compensem, e quem sabe exista algum gatinho mais próximo de vcs, precisando muito!

Também, no caso de existir algum problema de adaptação, seria muito complicado a "devolução" do bichaninho...

A gatinha de olhos ODD (um de cada cor) foi adotada, está super bem adaptada e virou "filha única".
bjinhos!!