Desde o dia 10 de março o Príncipe está hospedado em um novo local. Onde estava antes era um hotelzinho pago bem legal, mas ficava somente o caseiro, e agora, nas condições atuais dele, impossível não estar a vista de alguém com mais experiência em "geriatria" canina e que possa medicá-lo quando necessário. De dezembro para cá a sua condição de saúde ficou bastante delicada.
Vale lembrar que pelos nossos cálculos, ele deve estar hoje com cerca de 18 anos, quer dizer, é um vovô centenário! Ele esteve internado novamente para avaliações novas, pois estava magro demais, muito mesmo, apesar de estar comendo muito bem.
O que já foi conversado com os vets:
- ele teve uma alteração no exame cardíaco visto pelo ultrassom, dr. Eduardo achou que tava aumentado, daí a cardiologista foi lá hoje pela manhã e fez ecografia e tudo mais e disse que não, que está bem, com leve alteração da idade, mas que não é necessário nem medicamento.
- ele está com problema de coluna bem grave que lhe confere dor. Sobre isso, a amiga Katarina sugeriu uma visita na clínica mesmo pela Daniela Lewgoy, acupunturista, para uma avaliação, avisei para a dra. Ana Maria e ela disse que ótimo, que sim, ela pode ir lá avaliar junto a eles e recomendar algo. Sabemos que ela fez milagres com o cão Almirante, que tinha diagnóstico de não andar mais e hoje está correndo!!
- a magreza não tem a ver com a dor/hérnias da coluna nem coração. Existem duas hipóteses: a nível endócrino, decorrente da idade, ou linfomas, que serão avaliados. pelos exames de eco e radiografias feitas eles verificaram fígado com aspecto infiltrativo e um possível linfonódulo aumentado no intestino. Ele foi encaminhado da clínica até o Pathos para um exame que esqueci o nome, uma biópsia com ele junto, via transporte pago.
Então, ele é muuuito velhinho e talvez nem passe deste ano (apesar de ser guerreiro e ter sobrevivido a maus tratos em outro local que eu confiei tempos atrás), mas estou disposta a continuar zelando por sua vidinha a administrando isso como desde que o encontrei, a quase 4 anos, junto com 63 felinos (ainda restaram 6 destes, velhinhos e doentes). Eu moro em apto e faço casa de passagem para alguns felinos em sistema de rodízio (até adoção), e nunca tive na verdade muita convivência com ele, sempre de longe, administrando, pois não tenho local meu para ficar com esse grandão.
Provavelmente não tem muito o que fazer, a não ser viver num cantinho adequado, comer bem e receber algum medicamento se necessário e sessões de acupuntura ou homeopatia que o ajudem em suas condições geriátricas. Ah, ele está praticamente ceguinho tbém.
Up to date em 5/03:
Ontem conversei com a dra. na clínica e ela me disse que pode já ter alta, que não tem porque mais ele ficar na clínica. Fizemos todos os exames e não apresentou nada novo, a não ser os sinais de senilidade. Fez os exames da parte do fígado também, sem sinal de tumor. Apresenta sim células aumentadas na região onde ele já fez cirurgia, nos testículos, sinal de possível metástase, mas ela não recomenda fazer nada, devido a idade dele, e pode sugerir linfoma como a causa dessa magreza e perda muscular.
O que ele precisa mesmo é descanso e cuidados neste resto de vidinha!
Ela me disse que ele come muito bem, defeca normal, bebe água, abana rabo faceiro, mas realmente tem uma aparência de quem poderia estar sofrendo maus tratos, de tão magricelo, costelas a mostra, mas é mesmo devido sua condição, pois comer, isso ele come bastante. E além disso, tem a dor devido ao problema de coluna.
Ela ainda vai me passar os custos e imagens de notinhas tudo por email, mas liberou ele, pois julga que não há mais o que investigar ou sugerir que façamos, a não ser comidinha, remedinhos, etc, que ela vai entregar junto com ele (devidas recomendações).
HOJE: Sendo assim, ele foi para seu novo lar, no dia 10/03, e agora está até dormindo dentro de casa e no quarto, recebendo afeto como nuca teve possivelmente, se bem lembro as condições que o encontrei e tudo o que passou mesmo depois, nestes holocaustos animais que são alguns abrigos de pseudo-protetoras...
As despesas da clínica foram beem altas, e estou montando rifinha para pagar uma pequena parte deste todo. Uma dinda ajuda em parte de sua mensalidade no novo local, que inclui a alimentação, eu ajudo com o restante e envio medicações necessárias. Fica atento (a) para as rifinhas que virão para ajudar nas despesas veterinárias, ok? Ajude como puder! Grata e uma lambida do véio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário