quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Um ano novo ANIMAL prá vcs!


Amigos dos Bichos,
É com muita alegria que hoje escrevo esta mensagem à vocês. Talvez seja um texto longo, mas de todo meu coração à vocês, que tanto me ajudaram neste ano de 2008. Tenha paciência e um tempinho e receba meu carinho e dos gatinhos aqui do Reino. Todos sabemos como é difícil fazer este trabalho voluntário em prol dos animais, custoso, doloroso e até mesmo discriminado: quem cuida de bicho é louco, é dondoca, é obeso (!), é desempregado, é de esquerda (!), é solteirona, é velhoca, não gosta de gente, é inútil, solitário, sem vida social...

Quantas vezes me peguei explicando ou me justificando sobre minha atuação no voluntariado, como se devesse alguma desculpa ou explicação por escolher este caminho, como se me diminuísse diante daquele olhar incrédulo em minha frente. Somos encarados como lixeiros: insisitimos em recolher o que muitos insistem em descartar. O lixo? Seres que sofrem, amam, sentem frio, dor, medo, fome e sede, mas continuam sendo tratados como objetos que quebraram e não têm mais serventia.

Felizmente hoje, mesmo ainda sendo jovem e fazendo isso há bem menos tempo que muita gente boa aí no meio, não ligo mais para estes estereótipos, e mais: posso dizer com orgulho, não só falando de mim, mas de muitos que conheci nesta jornada, que é pelo contrário: quem faz isso é cheio de afazeres, estuda, trabalha, tem família, canta e dança, é intelectual, é viajado, é cheio de idéias e vivacidade, é festeiro, tem família, é bonito, tem uma luz especial e brilho nos olhos, namora, casa, descasa, faz concurso, fala línguas, vota, briga, ama, seduz, chora, volta a sorrir.
Mas, principalmente, quem gosta de bicho parece estar mais ciente da sua presença nesta Terra e começa a evoluir a ponto de não mais se considerar, por sua simples condição de humano, um ser supremo, superior e com direitos divinos de destruir tudo o mais a seu redor. Começam a ver que não existe uma hierarquia na vida. Animais não estão aqui para nos servir, nem como entretenimento, nem como comida, nem como vestimenta, nem como cobaia. Fico muito feliz em ver muitas pessoas despertando este lado também, não só do amor, mas do RESPEITO.

Mas se jogam fora até criança, o que esperar destes descartadores? Ah, essa é uma questão delicada e sempre questionada: porque não ajudam as criancinhas? Para esse ponto, tem um texto bem legal na internet, procurem no google: "criança não é cachorro". Mas olha, posso dizer com convicção: quem pergunta isso é quem menos faz. Pois quem tem amor para se apiedar com a situação de um animal, faz muito mais por todos os outros seres vivos, se importa muito mais com outros e vê além do seu próprio umbigo. Quem faz alguma coisa pretende que não exista nem criança nem cachorro, nem cavalo e nem passarinho preso, passando fome, frio nem necessidades. Eu comparo? Talvez, pois para mim já não existe ser superior ou inferior neste mundo.

Sempre digo: se eu pudesse recolher as crianças que vejo na rua, eu faria, mas posso ser presa! Então, você aciona o órgão competente. Mas os animais vão para onde? Não existe hospital, creche nem abrigos do estado que lhe dêem uma segunda chance. Se você não o acolher, cuidar e doar, ele vai ou morrer na rua, ou ir para num centro de zoonoses, onde será sacrificado dias depois, sendo saudável ou não. Lembro da minha perplexidade ao visitar certos países da Europa, em outra feita. Não havia animais de rua, tampouco crianças! E a igualdade em certos aspectos era linda de se ver: animais em suas guias, absolutamente sem distinção de raças (acho que só vi SRD), em ônibus, metrôs, lojas, shoppings e restaurantes. Todos castrados, vacinados, limpos e sadios. O paraíso dos bichos, como chamei, e a inspiração do Reino Gato em nascer.

Optei em fazer este trabalho sozinha, sem um grupo, sem uma sede, fazendo aquilo que muitos fazem: o possível que está no nosso caminho. Mas foi assim que me vi não mais sozinha, mas com apoio e amizade de muitos outros iguais a mim, e outros grupos, e outros semelhantes, e aqueles que não podem "botar a mão na massa", mas que são o apoio, inclusive financeiro, dos que acabam por assumir tantas responsabilidades e custos.

E foi com as rifinhas e com a marca Reino Gato que as coisas começaram a fluir. Uma marca que começou pequenina, há pouco mais de 6 meses, com a intenção de arcar com parte das despesas dos casos que, literalmente, caem de "para-quedas" em nossa mão, e que já se mostra um case de sucesso, uma marca realmente entrando num mercado mais do que especial, um nicho que poucos vislumbraram. Aquilo que bolei para fazer entre estudos e preparação para entrada num mestrado, começou a tomar corpo e tempo em meu dia-a-dia, mas com muita graça e, estranho, vida própria.

É claro que tem suas dificuldades, e o tempo parece curto: ter idéias, criar moldes, desenhar, captar fornecedores, pagar, costurar, fazer à mão, atender os peludos, limpar, medicar, visitar os hospedados, tirar fotos, divulgar, bolar rifinhas, criar site, atualizar, responder a todos com carinho, tentar selecionar as ajudas à terceiros, coisa tão difícil, confeccionar prêmios, fazer entregas, aprimorar produtos, melhor a cada dia, segurar o choro quando um resgate não dá certo.

Ganhamos elogios, novos amigos, doações de objetos para rifas ou brechós, doação de remédios, de ração, que se não uso nos casos do "Reino", redistribuo a tantos outros casos, contatos de adoção, pedidos de ajuda para divulgar os bichinhos de outros que se depararam com algum caso e não puderam ignorar (que faço com maior prazer), mas também coisas do tipo "você pode vir resgatar um cachorro mal aqui na porta da minha casa?" ou "vou me mudar prum lugar pequeno e tenho uma gatinha que viveu comigo 8 anos, muito mansinha e linda, eu a amo muito, mas não poderei levá-la, se tu não puder pegar infelizmente vou ter que mandar pro CCZ ou sacrificar"... Ossos do ofício.

Nosso trabalho também abre oportunidade para oportunistas. Lembro sempre de uma frase que li: se você não pode resolver o problema, então é parte dele - ou algo assim... São aqueles que o estereótipo inicial caem como uma luva, gente sem brilho, gente cansada do próprio corpo, gente que só senta a bunda no sofá para ver novela e se empanturra de gordura animal, gente ignorante por mais estudo que possa ter e completamente sem amor à vida, que não assumem nenhuma responsabilidade e ainda tentam transferir seus problemas para o nosso colo. É por isso que vemos alguns casos de "colecionadores", de ex-protetores que de alguma forma se desequilibraram emocionalmente, assumindo coisas que não poderiam ter feito. Como se fôssemos super-humanos, com a obrigação de assumir todos os casos que aparecem. Mas normalmente já estamos sobrecarregados de casos e gastos, e todos, sim senhor, pagos com o dinheiro do próprio bolso. Por isso muitos se endividam, perdem seus bens, se privam de tudo e acabam sem recursos para cuidar de si e dos animais que acabam por sofrer um novo abandono e descuidos. De que adiantou?


Por isso, mesmo que tenhamos sofrimento no caminho, temos que cuidar de nós, levar uma vida sadia e divertida, ter nosso emocional sob controle, para podermos continuar a fazer algo por alguns, e conscientizar muitos.

Todos nós, protetores, voluntários e simpatizantes, amantes dos animais e adotantes, temos um trabalho a fazer, que não se resume ao braçal: ele é educativo, é falar com o vizinho, com os alunos, com os amigos, é explicar sobre adoção, sobre como divulgar, como tirar uma foto, como mandar um email, dar dicas de cuidados, alimentação, vacinas, explicar os benefícios da castração, para aquela cadela na senhora da casa ao lado, que já deu 5 crias com 6 filhotes em cada uma, que isso deve parar, que ela é responsável por uma enorme quantidade de animais abandonados pelo resto do ciclo reprodutivo de todos eles. Comentar como é fácil tentar mudar a vidinha de um animal que precisa, como é bom despertar a bondade dentro da gente.

Precisamos ser capazes de transmitir noções de responsabilidade e respeito às novas gerações. Começando por nossas atitudes. Pense nisso para o ano de 2009. Distribua suas palavras aos teus, tuas novas atitudes, teus novos desafios. Torne-se uma pessoa mais bonita, por dentro e por fora.

Essa longa mensagem é minha e de todos os adotados do Reino deste ano (será que não esqueci de ninguém?):

ULLA de Imbé (Linda), os 4 bebês poodles, LUA (gatinha mamãe do ano), os manos SADIKI e HALIMA, a VICK 1 e a VICK 2, o collie LARRY, HERTA (a cadelinha prenhe de GVT), o frajolinha PIKI, do lindão PANTERA, da belíssima BELLA, do coelhinho CUTE, da fofa NIXXI, do NEGRETO, do CHOKITO, do guerreiro GIGANTE, dos gatinhos NONINHA, DUTCH, ZEN, NICO, SONY, BRANQUINHA, PINTINHA, DUDU, PIRATINHA, BEBÊ, TOQUINHO, BRANQUINHO, BARBINHA, NARIZINHO, SHEETARINHA (TRICOLOR), PRETINHA, EGÍPCIA, FIDEL e todos os demais que passaram mais rapidinho e logo foram adotados, os afilhados de castração, os filhotes da feirinha de adoção do Lindóia e aqueles que somente demos uma ajuda e contribuição (divulgações, doações em espécie, ração, medicamentos), em sua nova jornada para um novo lar.

Nós estamos aqui desejando um belíssimo ANO NOVO e desejamos do fundo do coração um ano melhor e um novo lar para os que ainda aguardam adoção, a MISHA, a MIÚCHA, a CHITA, o MIMOSO, a MIMOSA e FILHOTES (Jeane) e tantos outros irmãos que se depender de nós, terão um futuro melhor em 2009!!

Beijos nossos aqui do Reino:
Thiane (Matka Kočka), Rafa (o Táta), Agda, Gorki, Shiva, Ceci, Chloé, Blue, Mel e Jade.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Rifa Especial de Natal!

Olá amigos! Papai Noel soprou no ouvido da Matka, e coisas lindas foram criadas para a nossa nova rifinha especial, de Natal!

Os gatinhos do reino passaram um sufoco nos últimos meses, pois foram muitas gravidinhas e muitos filhotinhos abandonados (e nem estamos falando dos amigos cachorros, também "agregados" por aqui!). Mas contam com a solidariedade natalina e da vontade de vcs em ganhar coisas lindas e especiais para participar da nossa rifinha nova. Além de ajudar nas continhas dos casos felinos, prometemos ajudar na esterilização de 3 gatinhas adolescentes de uma senhora bem humilde que já tem muitos e muitos animais. Nossa contribuição de Natal. Muitos inclusive para adoção (contato com a Dani: danielejv@gmail.com). A castração é um dos maiores benefícios que podemos fazer, para evitar mais ninhadas abandonadas em busca de lares por aí, já são tantos...

Desta vez com 5 reais você pode ajudar, além de estar no páreo de ganhar esses lindos tesouros, e com 5 chancres de ganhar (teve rifa passada que uma sortuda ganhou com 3 números, hehe!!):

1º prêmio: Uma big taska (bolsa) super linda, cabe de tudo dentro! Com aplicação muito fofa de gatinhos na frente, em tecido importado, essa lindeza ainda é reversível, e pode ser usada dos dois lados. Junto, uma guirlanda de Natal com um Bilko faceiro!

2º prêmio: Uma sacola de praia também com aplicação de gatinhos, que carrega um kit especial de verão: raquetes e bolinha para um bom divertimento nas férias!

3º prêmio: um bebedouro inteligente da PET SOCIETY (http://www.petsociety.com.br/produtos.php?depto=2), que evita os peludos a ficarem molhadinhos, e duas canecas lindas, de gatinho e de cachorrinhos também. Vcs sabem que a moda é usar todas diferentes na mesa, sem essa de fazer joguinho de caneca né?

4º prêmio: Dois cat saches especiais, de carinha bordada, numa linda caixa de presente, um mimo perfumado para sua casa - ou até para presentear alguém!

5º prêmio: Um Garfield de pelúcia vestido de Papai Noel, com uma cara mais malandra impossível...

Como participar:
* Os números vão de 00 à 99 e cada número custa R$ 5,00.
* O resultado da rifa será feito de acordo com o resultado da Loteria Federal do sábado seguinte ao preenchimento dos números, sendo os números sorteados as últimas dezenas do 1° prêmio ao 5º prêmio.
* Como comprar um número da rifa: deposite o valor correspondente a R$5,00 para cada número escolhido (veja tabelinha anexa) em uma das contas abaixo:
Itaú AG 2438 CC 02004-8 Thiane Nunes
CEF
AG 0431
Poupança (013)
Conta 79751-6
Rafael Martinelli

BB
Ag 3202-6
CC 17255-3
Diva Maria Rossetto


* Assim que efetivar o seu depósito, envie um e-mail para reinogato@gmail.com. Coloque "Rifa de Natal" no assunto do email. Mande-me as seguintes informações:

- Seu nome completo
- Seu e-mail
- Seu telefone
- Os números escolhidos
- A data, hora e valor do depósito
- Página na Web (site,flog,blog, etc.)

* Você receberá uma confirmação de sua participação por email. Caso o(s) número(s) já tenha sido vendido, você será avisado e poderá escolher outro(s). O prêmio será enviado para qualquer cidade/estado.

OBS.:
- Deste valor, uma pequena parte será subtraída para arcar com custos de envio do prêmio, em encomenda simples/PAC.
-----------------------------------------------------------------------------------
O valor arrecadado deve saldar parte das seguintes continhas:

Areia Sanitária (4 meses - 28 felinos): R$ 364,80

Ração Filhotes: R$ 80,00 (alguma coisa mais foi doada)
Vermífugos: doações
Mais Bandejas Sanitárias: doações
Captar: R$ 29,90
Sarcolin/Butox/Permetrina: 37,00
My Pet aerosol: R$ 28,00
Front Line Spray - 1 doado e 1 comprado: R$ 60,00
Terramicina + Colírio (conjuntivite filhotes): R$ 22,00
Amoxicilina Suspensão 400 (clamídia filhotes/recaída): R$ 20,87
Castração gatinha D. Mara + transporte: R$ 65,00
Castração gatinha Lua (doada para a Drika): R$ 40,00
Castração das 3 gatinhas para agora dia 21/12: R$ 120,00
Transporte Noninha veterinária e antibiótico: R$ 32,00
Transporte Noninha p/ adotante: R$ 14,00
Contas dos gastos Halima e Sadiki até 13/12:
Hospedagem (43) 31/10 - 13/12 - R$ 430,00
Banhos (13) - R$ 130,00
Med injetavel - R$ 98,00
Consulta - R$ 25,00
-------------------------------------------------------------
Total - R$ 1.596,57
Contribuições recebidas neste período (obrigada!) = R$ 480,00
Saldo restante: R$ 1.116,57
------------------------------------------------------

Misha!! ADOTADA

A Misha é uma gatinha tricolor e linda, de 2 meses e meio, e já passou bocados. Única filhinha sobrevivente da Nixxi (já doada), pois os demais maninhos nasceram mortos ou morreram no difícil parto da mãe, que foi resgatada neste mesmo dia. Misha é guerreira. Não pode mamar na sua maezinha de verdade, que ficou se tratando de infecção, nem conhecer seus maninhos que viraram estrelinha. Por sorte, foi aceita por outra gatinha querida. Mas teve essa perda. Depois, a Misha foi adotada por uma pessoa bem legal, separou-se dos gatinhos do reino. A moça lhe deu brinquedos e conforto, mas teve que asumir mais compromissos profissionais, e a Misha foi ficando muito tempo sozinha, muito mesmo. Com isso, ela começou a ficar ansiosa, pois teve muitas perdas e sempre acabava sozinha. Quando sua maezinha chegava do trabalho, ela queria fazer carinho e tinha tanta gana, que começou a brincar de morder (fraquinho), e o pior: emagrecia cada vez mais, pois não comia ficando sozinha. A moça me devolveu a Misha, com muita tristeza, pois pelo bem dela, precisa de um lar onde possa ganhar mais atenção. Em 4 dias aqui no Reino, e ajuda de uns floraizinhos especiais que anda recebendo, já está bem mais tranquila. Ainda come somente quando estamos juntas, mas está ganhando peso. Já não quer morder, prefere brincar de bolinha e ganhar carinho na barriga, e ronrona alto. Recebe a gente na porta correndo e falando, toda faceira e carente, subindo nas pernas e dando lambidinha no rosto. A veterinária ensinou que quando ela querer brincar de morder a mão da gente, tirar a mão. E sendo pequenina, e ganhando mais atenção, a mania vai parar. Além disso, quando ela tenta mordiscar de amor, ganha gotinhas de florais na boca, até se assusta (não dói nem tem gosto ruim), daí está parando de fazer. Aliás, anda pedindo as gotinhas! Misha é especial, linda, e garanto: muito amorosinha!
Contato para adoção:
thianenunes@gmail.com ou (51) 9911-0696 - Porto Alegre/RS

Resultado Rifinha Pocotó

A última dezena sorteada no sábado, dia 13 de DEZEMBRO, pela Loteria Federal (Extração nº 04302), e seu respectivo ganhador é:
1º prêmio: 81
ROSA CANDIDA MARROQUIM MANGABEIRA (Recife/PE)

Ela estará recebendo os prêmios até a próxima semana! O valor arrecadado estará sendo entregue esta semana para o pessoal do Chicote Nunca Mais!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Halima e Sadiki - ADOTADOS

Amigos, por favor divulguem.
Além destes dois, tive uma gatinha devolvida que anunciarei, tem mais uma gata adulta e 4 bebês mamando, mais o gatão do "Bourbon" a ser resgatado e castrado, e tantos outros da Onze de Agosto, além de uma nova cadelinha hospedada que vou divulgar também, fora mestiça chowchow, que está se recuperando de lesão da coluna por atropelamento, que ainda nem sei quanto a conta vai dar... Só a continhas destes dois maninhos já ficou em:

Hospedagem (43) 31/10 - 13/12 - R$ 430,00

Banhos (trat sarna -13) - R$ 130,00
Med injetavel - R$ 98,00
Consulta - R$ 25,00
Total - R$ 683,00

Graças a uma pessoa muito boa que me deu uma ajuda e a vendinhas que fiz este mês, já pude pagar uma parte. Mas tem outras contas dos demais, fora os gastos dos gatinhos todos que ficaram aqui desde final de agosto, mas o que peço mesmo é:
divulguem para adoção, estão crescendo e merecem um lar cheio de amor!!

Sadiki: o nome quer dizer FIEL, em egípcio. Foi abandonado na faixa, dentro de uma caixa com uma maninha. É um machinho creme, muito lindinho e brincalhão, com cerca de 2 meses e meio. Foi desverminado e vacinado e está hospedado numa clínica onde estão fazendo tratamento para sarna e demais cuidados, mas já estão praticamente curados e lindos. Será de porte grande. Ajude o Sadiki a ganhar um lar legal. A adoção dele possibilita ajuda de outros, já que os custos e diárias continuam correndo. Contato para adoção: thianenunes@gmail.com ou (51) 9911-0696

Halima: o nome quer dizer DELICADA, em egípcio. Foi abandonada na faixa, dentro de uma caixa com um maninho. É uma feminha preta com "luvinhas" marrom, muito lindinha e sapeca, com cerca de 2 meses e meio. Foi desverminada e vacinada e está hospedado numa clínica onde estão fazendo tratamento para sarna e demais cuidados, mas já estão praticamente curados e lindos. Será de porte grande. Ajude a Halima a ganhar um lar legal. A adoção dela possibilita ajuda de outros, já que os custos e diárias continuam correndo. Contato para adoção: thianenunes@gmail.com ou (51) 9911-0696

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rifa Pocotó fechou, ligue-se no sorteio!

Amigos, com alegria venho comunicar que o Sorteio da Rifinha Pocotó será neste sábado, dia 13 de dezembro. Em anexo a cartelinha preenchida. Confiram seus números!! O resultado da rifa será feito de acordo com o resultado da Loteria Federal, sendo o número sorteado a última dezena do 1° prêmio. Na próxima segunda já comunicarei o ganhador e quem sabe a nova rifinha especial.
Foi com a ajuda de vcs que consegui fazer isso, e arrecadar 300 reais para repassar a entidade Chicote Nunca Mais, que esperamos ajudar um pouco com tantas despesas e na intenção de conseguir juntar para combrar um reboque para cavalos.
-----------------------------
Visitem nosso site oficial (lojinha) e vejam quanta coisa linda!!
Parte da renda é destinada à castrações e demais auxílio aos animais.
--
Matka Kocka...
http://www.reinogato.com